quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

3°ANO - Questionamentos!!!

Alunos dos 3os. anos do Ensino Médio.

3°ANO - EIXO INTEGRADOR INTER ÁREAS



Acesse o link abaixo e preencha o formulário respondendo qual o problema que realmente te incomoda!!!

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfJFd-svgN9dnMetzFXBP44GnNqFXvvR1lkPulElR2d_8N8pQ/viewform?usp=sf_link

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

1°ANO - Grandezas Físicas

Alunos dos 1os. anos do Ensino Médio.

Avaliação Diagnóstica sobre Grandezas Escalares e Vetoriais

Atividade_02 

 


2°ANO -Calor, Energia Interna e Temperatura

Alunos dos 2os. anos do Ensino Médio.

Roteiro de Estudos sobre Calor, Energia Interna, Temperatura e Escalas Termométricas
Abaixo segue links e conteúdos sobre os assuntos trabalhados com os alunos até o momento e listas de exercícios!!!.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Alunos dos 8° ano do Ensino Fundamental.

8°ANO - EIXO INTEGRADOR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Acesse o link abaixo e preencha o formulário!!!

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfSqLVVKETOitq3Gc-kqo_QQemZ6KQHvsUvDMuvZMTlEeZZYA/viewform?usp=sf_link

Acesse o link e faça uma analise dos vídeos indicados por seus amigos
https://docs.google.com/spreadsheets/d/164m6_ZjNgieCKNpcbCR6YpYfW56xr_SnE1aG0wL294g/edit?usp=sharing

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

3°ANO - EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM


Alunos dos 3os. anos do Ensino Médio.

3°ANO - EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

1) Atribuir significado ao conceito de carga elétrica, tomando-a como uma das propriedades elementares das partículas constituintes da matéria, dando ênfase ao tratamento do elétron. 

2) Interpretar – qualitativa e quantitativamente – o conceito de campo elétrico como uma forma de explicar a interação entre cargas elétricas, relacionando-o ao campo gravitacional e aplicando o conceito de força, visto na mecânica, como forma de estabelecer relações mais concretas. 

3) Compreender o conceito de corrente elétrica e relacioná-lo ao transporte de energia por meio de um movimento ordenado de cargas, mais comumente de elétrons, enfatizando seu caráter de fluxo de carga, do qual é possível compreender os conceitos de corrente contínua e corrente alternada, presente no fornecimento de energia elétrica das cidades. 

4) Resgatar o conceito de energia potencial gravitacional para atribuir significado ao conceito de diferença de potencial elétrico, relacionando-o à variação de energia das cargas elétricas presentes em um campo elétrico. 

5) Compreender a resistência elétrica como uma propriedade dos materiais, associando-a à transformação de energia elétrica em energia térmica, bem como à sua utilização no cotidiano. 

6) Reconhecer um circuito elétrico e seus componentes, bem como suas funções, identificando os geradores como provedores de energia e os receptores como conversores de energia elétrica em outras formas de energia. 

7) Relacionar corrente elétrica, diferença de potencial elétrico e resistência em circuitos elétricos simples – com associações de resistores em série, em paralelo e mista, e em malhas simples e duplas –, enfatizando a distribuição da energia (e potência) em seus elementos. 

8) Relacionar os conhecimentos adquiridos sobre a energia nos circuitos com a interpretação dos valores nominais de lâmpadas e aparelhos elétricos domésticos, bem como com a leitura das informações apresentadas nas contas de energia elétrica, como forma de tomar consciência de sua forma de cobrança e de sua boa utilização. 

9) Interpretar o conceito de campo magnético como uma forma de explicar a interação entre os polos magnéticos dos ímãs, em comparação à interação de cargas elétricas através do campo elétrico, compreendendo, contudo, a não existência de monopolos magnéticos. 

10) Relacionar as origens do campo magnético ao movimento de cargas elétricas, compreendendo como a experiência de Ørsted se relaciona com a magnetização dos ímãs, dos materiais magnéticos e da Terra, em última instância. 

11) Atribuir significado ao conceito expresso na Lei de Faraday, reconhecendo suas aplicações práticas, em especial, o motor elétrico, e os impactos que provocou na sociedade, bem como a existência de uma simetria entre a produção de campos elétricos e magnéticos. 

12) Compreender o princípio de funcionamento dos geradores de energia elétrica e dos transformadores de tensão, bem como da geração e transmissão da energia obtida nas usinas hidrelétricas. 

13) Analisar os impactos da geração e distribuição de eletricidade na sociedade e no meio-ambiente, no decorrer da história. 

14) Relacionar a Lei de Faraday e a Lei de Ampère com o surgimento das ondas eletromagnéticas, e reconhecê-las como entes transportadores de energia, bem como suas aplicações, no âmbito das telecomunicações, da medicina e mesmo nos aparelhos eletrodomésticos. 

15) Compreender e interpretar o espectro eletromagnético como uma classificação das ondas eletromagnéticas em função de sua frequência e de seu comprimento de onda. 

16) Analisar e compreender as três dificuldades que havia na explicação do efeito fotoelétrico ao interpretar a luz como onda e reconhecer, através deste problema, a existência de um limite de validade da Física Clássica. 

17) Analisar a evolução histórica do conceito de átomo, reconhecendo o problema de estabilidade do modelo atômico de Rutherford e a solução proposta por Bohr. 

18) Associar a quantização da energia proposta por Bohr e os espectros de absorção e emissão de energia, característicos de cada átomo, com o conceito de fóton. 

19) Utilizar o conceito de fóton para solucionar os problemas relativos à explicação do efeito fotoelétrico – reconhecendo o caráter dual da luz – e relacionar este efeito com fenômenos biológicos e aparatos cotidianos. 

20) Reconhecer a radioatividade como um processo de emissão de energia pelo núcleo atômico, diferenciando raios γ de raios x, e discutir os impactos históricos, ambientais e humanos das radiações ionizantes em nossa sociedade, como os acidentes radioativos e as aplicações da radioatividade na medicina (terapia e diagnóstico), na conservação de alimentos e na geração de energia elétrica, por exemplo.

2°ANO - EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Alunos dos 2os. anos do Ensino Médio.

2°ANO - EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

1) Compreender o conceito de temperatura, relacionando-o com a agitação térmica das partículas constituintes da matéria. 

2) Interpretar o significado dos valores numéricos atribuídos à temperatura nas escalas Celsius e Kelvin, bem como estabelecer relações entre eles e com situações cotidianas. 


3) Reconhecer o calor como energia transferida entre corpos a diferentes temperaturas, diferenciando-o do conceito de energia interna de um corpo e, consequentemente, de temperatura. 

4) Analisar qualitativa e quantitativamente o fluxo de calor entre os corpos, relacionando-o às variações de temperatura e às mudanças de estado físico da matéria. 

5) Identificar e reconhecer os processos de transmissão de calor em situações reais. 

6) Reconhecer a dilatação térmica dos corpos como resultado macroscópico do comportamento microscópico da matéria. 

7) Reconhecer o calor como uma forma de energia passível de transformação e relacionar este conhecimento com o funcionamento das máquinas térmicas. 

8) Atribuir significado ao conceito de onda, reconhecendo seus diversos tipos. 

9) Reconhecer as características básicas das ondas: comprimento de onda, amplitude, velocidade de propagação, período e frequência, bem como suas relações mútuas. 

10) Identificar o som como uma onda e relacionar as características ondulatórias com as sensações sonoras que experimentamos, como altura e intensidade. 

11) Relacionar as propriedades de reflexão das ondas a fenômenos sonoros cotidianos, como o eco e a reverberação. 

12) Compreender e identificar as leis e os fenômenos reais associados à propagação da luz, como reflexão, refração e reflexão total. 

13) Aplicar os conceitos e leis da reflexão na interpretação e construção das imagens fornecidas por diversos tipos de espelhos, associando-os a situações reais. 

14) Aplicar os conceitos e leis da refração na interpretação e construção das imagens fornecidas por diversos tipos de lentes, associando-os a situações reais. 

15) Relacionar os princípios da formação de imagens por lentes com a visão humana e com a correção dos defeitos de visão mais comuns.

1°ANO - EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Alunos dos 1os. anos do Ensino Médio.

1°ANO - EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM


1) Atribuir significado aos conceitos de posição, velocidade (média e instantânea) e aceleração (média e instantânea), bem como reconhecer a presença destes conceitos em situações cotidianas.

2) Caracterizar e comparar diferentes tipos de movimentos retilíneos, enfatizando suas semelhanças e diferenças e estabelecendo as grandezas relevantes para seu estudo, associando a eles fenômenos naturais e cotidianos.

3) Atribuir significado aos conceitos de posição angular, velocidade angular (média e instantânea) e aceleração angular (média e instantânea), bem como reconhecer a presença destes conceitos em situações cotidianas.

4) Caracterizar e comparar diferentes tipos de movimentos circulares, enfatizando suas semelhanças e diferenças e estabelecendo as grandezas relevantes para seu estudo, incluindo os conceitos de período e frequência, associando a eles fenômenos naturais e cotidianos.

5) Caracterizar grandezas escalares e vetoriais, ressaltando as diferenças entre elas, apoiando-se em conceitos vistos anteriormente, como velocidade, por exemplo.

6) Compreender o conceito de força a partir dos efeitos que sua aplicação causa nos corpos (variação de velocidade e deformação).

7) Identificar e quantificar as diferentes forças que atuam em várias situações (tração, peso, atrito, normal), bem como associá-las às causas que lhes dão origem, na análise de situações cotidianas.

8) Compreender a evolução histórica teórica das relações entre força e movimento, passando por Aristóteles, Buridan e Galileu, como embasamento à compreensão das Leis de Newton da mecânica, reconhecendo-as, interpretando-as e utilizando-as – qualitativa e quantitativa – na resolução de situações-problema.

9) Compreender e comparar a evolução histórica da compreensão da humanidade acerca da configuração do universo, e da Terra, em particular, bem como as implicações e influências históricas, sociais e artísticas das visões de mundo do homem pré e pós Renascimento.

10) Analisar a origem e o destino do nosso universo, tendo por base a teoria do Big Bang, a lei de Hubble e a radiação de fundo, compreendendo o caráter investigativo da ciência, em busca de soluções a questões ainda sem respostas.

11) Atribuir significado aos conceitos de massa específica, densidade e pressão, relacionando-os com empuxo e condições de flutuação (Princípio de Pascal, Lei de Stevin, Princípio de Arquimedes), bem como às suas aplicações práticas.

12) Identificar formas e transformações de energia associadas aos movimentos reais, avaliando o trabalho envolvido e caracterizando sistemas conservativos e não-conservativos.

13) Identificar e reconhecer a conservação da quantidade de movimento linear envolvida em situações reais, como choques e disparos de projéteis, dando ênfase ao papel da massa na construção deste conceito.