Alunos dos 1os. anos do Ensino Médio.
1°ANO - EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
2) Caracterizar e comparar diferentes tipos de movimentos retilíneos, enfatizando suas semelhanças e diferenças e estabelecendo as grandezas relevantes para seu estudo, associando a eles fenômenos naturais e cotidianos.
3) Atribuir significado aos conceitos de posição angular, velocidade angular (média e instantânea) e aceleração angular (média e instantânea), bem como reconhecer a presença destes conceitos em situações cotidianas.
4) Caracterizar e comparar diferentes tipos de movimentos circulares, enfatizando suas semelhanças e diferenças e estabelecendo as grandezas relevantes para seu estudo, incluindo os conceitos de período e frequência, associando a eles fenômenos naturais e cotidianos.
5) Caracterizar grandezas escalares e vetoriais, ressaltando as diferenças entre elas, apoiando-se em conceitos vistos anteriormente, como velocidade, por exemplo.
6) Compreender o conceito de força a partir dos efeitos que sua aplicação causa nos corpos (variação de velocidade e deformação).
7) Identificar e quantificar as diferentes forças que atuam em várias situações (tração, peso, atrito, normal), bem como associá-las às causas que lhes dão origem, na análise de situações cotidianas.
8) Compreender a evolução histórica teórica das relações entre força e movimento, passando por Aristóteles, Buridan e Galileu, como embasamento à compreensão das Leis de Newton da mecânica, reconhecendo-as, interpretando-as e utilizando-as – qualitativa e quantitativa – na resolução de situações-problema.
9) Compreender e comparar a evolução histórica da compreensão da humanidade acerca da configuração do universo, e da Terra, em particular, bem como as implicações e influências históricas, sociais e artísticas das visões de mundo do homem pré e pós Renascimento.
10) Analisar a origem e o destino do nosso universo, tendo por base a teoria do Big Bang, a lei de Hubble e a radiação de fundo, compreendendo o caráter investigativo da ciência, em busca de soluções a questões ainda sem respostas.
11) Atribuir significado aos conceitos de massa específica, densidade e pressão, relacionando-os com empuxo e condições de flutuação (Princípio de Pascal, Lei de Stevin, Princípio de Arquimedes), bem como às suas aplicações práticas.
12) Identificar formas e transformações de energia associadas aos movimentos reais, avaliando o trabalho envolvido e caracterizando sistemas conservativos e não-conservativos.
13) Identificar e reconhecer a conservação da quantidade de movimento linear envolvida em situações reais, como choques e disparos de projéteis, dando ênfase ao papel da massa na construção deste conceito.
Um comentário:
Ninguém liga pra essa merda
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