sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

3°ANO - EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM


Alunos dos 3os. anos do Ensino Médio.

3°ANO - EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

1) Atribuir significado ao conceito de carga elétrica, tomando-a como uma das propriedades elementares das partículas constituintes da matéria, dando ênfase ao tratamento do elétron. 

2) Interpretar – qualitativa e quantitativamente – o conceito de campo elétrico como uma forma de explicar a interação entre cargas elétricas, relacionando-o ao campo gravitacional e aplicando o conceito de força, visto na mecânica, como forma de estabelecer relações mais concretas. 

3) Compreender o conceito de corrente elétrica e relacioná-lo ao transporte de energia por meio de um movimento ordenado de cargas, mais comumente de elétrons, enfatizando seu caráter de fluxo de carga, do qual é possível compreender os conceitos de corrente contínua e corrente alternada, presente no fornecimento de energia elétrica das cidades. 

4) Resgatar o conceito de energia potencial gravitacional para atribuir significado ao conceito de diferença de potencial elétrico, relacionando-o à variação de energia das cargas elétricas presentes em um campo elétrico. 

5) Compreender a resistência elétrica como uma propriedade dos materiais, associando-a à transformação de energia elétrica em energia térmica, bem como à sua utilização no cotidiano. 

6) Reconhecer um circuito elétrico e seus componentes, bem como suas funções, identificando os geradores como provedores de energia e os receptores como conversores de energia elétrica em outras formas de energia. 

7) Relacionar corrente elétrica, diferença de potencial elétrico e resistência em circuitos elétricos simples – com associações de resistores em série, em paralelo e mista, e em malhas simples e duplas –, enfatizando a distribuição da energia (e potência) em seus elementos. 

8) Relacionar os conhecimentos adquiridos sobre a energia nos circuitos com a interpretação dos valores nominais de lâmpadas e aparelhos elétricos domésticos, bem como com a leitura das informações apresentadas nas contas de energia elétrica, como forma de tomar consciência de sua forma de cobrança e de sua boa utilização. 

9) Interpretar o conceito de campo magnético como uma forma de explicar a interação entre os polos magnéticos dos ímãs, em comparação à interação de cargas elétricas através do campo elétrico, compreendendo, contudo, a não existência de monopolos magnéticos. 

10) Relacionar as origens do campo magnético ao movimento de cargas elétricas, compreendendo como a experiência de Ørsted se relaciona com a magnetização dos ímãs, dos materiais magnéticos e da Terra, em última instância. 

11) Atribuir significado ao conceito expresso na Lei de Faraday, reconhecendo suas aplicações práticas, em especial, o motor elétrico, e os impactos que provocou na sociedade, bem como a existência de uma simetria entre a produção de campos elétricos e magnéticos. 

12) Compreender o princípio de funcionamento dos geradores de energia elétrica e dos transformadores de tensão, bem como da geração e transmissão da energia obtida nas usinas hidrelétricas. 

13) Analisar os impactos da geração e distribuição de eletricidade na sociedade e no meio-ambiente, no decorrer da história. 

14) Relacionar a Lei de Faraday e a Lei de Ampère com o surgimento das ondas eletromagnéticas, e reconhecê-las como entes transportadores de energia, bem como suas aplicações, no âmbito das telecomunicações, da medicina e mesmo nos aparelhos eletrodomésticos. 

15) Compreender e interpretar o espectro eletromagnético como uma classificação das ondas eletromagnéticas em função de sua frequência e de seu comprimento de onda. 

16) Analisar e compreender as três dificuldades que havia na explicação do efeito fotoelétrico ao interpretar a luz como onda e reconhecer, através deste problema, a existência de um limite de validade da Física Clássica. 

17) Analisar a evolução histórica do conceito de átomo, reconhecendo o problema de estabilidade do modelo atômico de Rutherford e a solução proposta por Bohr. 

18) Associar a quantização da energia proposta por Bohr e os espectros de absorção e emissão de energia, característicos de cada átomo, com o conceito de fóton. 

19) Utilizar o conceito de fóton para solucionar os problemas relativos à explicação do efeito fotoelétrico – reconhecendo o caráter dual da luz – e relacionar este efeito com fenômenos biológicos e aparatos cotidianos. 

20) Reconhecer a radioatividade como um processo de emissão de energia pelo núcleo atômico, diferenciando raios γ de raios x, e discutir os impactos históricos, ambientais e humanos das radiações ionizantes em nossa sociedade, como os acidentes radioativos e as aplicações da radioatividade na medicina (terapia e diagnóstico), na conservação de alimentos e na geração de energia elétrica, por exemplo.

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