sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

2°ANO - EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Alunos dos 2os. anos do Ensino Médio.

2°ANO - EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

1) Compreender o conceito de temperatura, relacionando-o com a agitação térmica das partículas constituintes da matéria. 

2) Interpretar o significado dos valores numéricos atribuídos à temperatura nas escalas Celsius e Kelvin, bem como estabelecer relações entre eles e com situações cotidianas. 


3) Reconhecer o calor como energia transferida entre corpos a diferentes temperaturas, diferenciando-o do conceito de energia interna de um corpo e, consequentemente, de temperatura. 

4) Analisar qualitativa e quantitativamente o fluxo de calor entre os corpos, relacionando-o às variações de temperatura e às mudanças de estado físico da matéria. 

5) Identificar e reconhecer os processos de transmissão de calor em situações reais. 

6) Reconhecer a dilatação térmica dos corpos como resultado macroscópico do comportamento microscópico da matéria. 

7) Reconhecer o calor como uma forma de energia passível de transformação e relacionar este conhecimento com o funcionamento das máquinas térmicas. 

8) Atribuir significado ao conceito de onda, reconhecendo seus diversos tipos. 

9) Reconhecer as características básicas das ondas: comprimento de onda, amplitude, velocidade de propagação, período e frequência, bem como suas relações mútuas. 

10) Identificar o som como uma onda e relacionar as características ondulatórias com as sensações sonoras que experimentamos, como altura e intensidade. 

11) Relacionar as propriedades de reflexão das ondas a fenômenos sonoros cotidianos, como o eco e a reverberação. 

12) Compreender e identificar as leis e os fenômenos reais associados à propagação da luz, como reflexão, refração e reflexão total. 

13) Aplicar os conceitos e leis da reflexão na interpretação e construção das imagens fornecidas por diversos tipos de espelhos, associando-os a situações reais. 

14) Aplicar os conceitos e leis da refração na interpretação e construção das imagens fornecidas por diversos tipos de lentes, associando-os a situações reais. 

15) Relacionar os princípios da formação de imagens por lentes com a visão humana e com a correção dos defeitos de visão mais comuns.

Nenhum comentário: